Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Aumento das vendas fez os fabricantes chineses alcançarem 50,6% de participação no mercado global
Não há dúvida de que a China desempenha um papel fundamental na transição dos carros com motor a combustão para os carros elétricos. É, de longe, o maior mercado para esse tipo de veículo, graças a uma forte ajuda do governo e a modelos muito competitivos. O rápido crescimento da China não ocorre apenas no mercado doméstico, mas também no exterior, e hoje a presença de seus fabricantes de automóveis é maior do que nunca.
Os dados oficiais mais recentes e as estimativas de 42 montadoras de todo o mundo indicam que, entre janeiro e setembro de 2024, a demanda global por modelos elétricos puros (excluindo híbridos plug-in, de autonomia estendida, totalmente híbridos, híbridos-leves e carros a hidrogênio) foi de cerca de 7,2 milhões de unidades. Apesar das dificuldades que esses veículos estão enfrentando no mundo ocidental, o total aumentou em 8,9%. Nada mal.
O fato é que o único motor do crescimento foi a China. Juntamente com suas 20 principais montadoras, os fabricantes chineses venderam 20% mais veículos elétricos do que no mesmo período em 2023. Esse é um resultado bastante forte que reflete o estado do setor no país, em contraste com os problemas crescentes desses carros na Europa ou na América do Norte.
O aumento nas vendas permitiu que os fabricantes chineses aumentassem sua participação no mercado global de 45,8% em janeiro-setembro de 2023 para 50,6% um ano depois. Os principais participantes no período foram a BYD, com aumento de 12%, o grupo Geely, com aumento de 51%, e a SGMW (joint venture SAIC-General Motors-Wuling), com aumento de 24%. Esses três grupos foram responsáveis por 56% de todos os veículos elétricos vendidos pelos fabricantes de automóveis chineses.
Do InsideEVs / Felipe Munoz