Metalúrgicas debatem saúde na Regional Diadema nesta sexta
Vá ao debate sobre a saúde da mulher que a Comissão de Metalúrgicas do ABC promove a partir das 8h30 desta sexta-feira na Regional Diadema para comemorar o Dia da Mulher
Companheiras e companheiros se reúnem nesta sexta-feira (8), às 8h30, na Regional Diadema, para debaterem questões relativas à saúde. A atividade faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Com o título de Saúde é ouro! – Alternativas para uma vida mais saudável, o encontro tem o objetivo de discutir como refletem na saúde das mulheres as muitas pressões sofridas no dia a dia, a dupla jornada que assumem e o excesso de tarefas que se impõem.
A diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Débora do Carmo, e a psicóloga Eliana Pintor, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Cerest, de São Bernardo, são as debatedoras convidadas.
“É importante que as metalúrgicas reflitam sobre a sua própria condição e seu papel social, para evitar que a sobrecarga de responsabilidades faça com que adoeçam”, afirmou a coordenadora da Comissão de Metalúrgicas do ABC, Ana Nice Martins de Carvalho.
Embora o debate esteja focado na saúde da trabalhadora, o aumento da participação das mulheres na categoria, a luta contra a discriminação nas contratações, a ascensão profissional, mais participação no movimento sindical, a garantia do direito à creche e o combate à violência também farão parte da pauta.
“A saúde da mulher não está, de forma alguma, desvinculada de nossas lutas contra a discriminação e por melhores condições de trabalho para todas as companheiras”, concluiu Ana Nice.
Comissão lançará cartilha com direitos das trabalhadoras
No evento do dia 8 de Março, a Comissão de Metalúrgicas do ABC fará o lançamento de uma cartilha com os direitos conquistados pelas mulheres.
Além disso, um perfil das trabalhadoras, o histórico de luta das companheiras e as leis contra a discriminação fazem parte da publicação.
“É importante que as metalúrgicas do ABC conheçam seus direitos porque isso fortalece a nossa luta”, garantiu a coordenadora da Comissão de Metalúrgicas do ABC, Ana Nice Martins.
Durante o encontro um grupo de massoterapeutas cegos ou com baixa visão irão atender as trabalhadoras em sessões de relaxamento.
Saiba mais sobre as palestrantes
Débora do Carmo é enfermeira formada pela Universidade de São Paulo, com residência em medicina social na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialização no Instituto de Educação do Hospital Sírio Libanês. Trabalhou como coordenadora de treinamento do Programa DST/AIDS na cidade de São Paulo.
No Ministério da Saúde, foi coordenadora geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica do DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde) e apoiadora temática da Rede Cegonha.
Atualmente é diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo.
Eliana Pintor é psicóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e mestre em psicologia da saúde. É gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Cerest, de São Bernardo, e atua na saúde pública há mais de 23 anos.
Para o encontro do Dia Internacional da Mulher, Eliana Pintor propõe debater as seguintes questões, ‘como a mulher do século XXI pode estar atenta à sua saúde integral e ao seu processo de libertação?’, ‘como ser responsável com mais suavidade?’ e ‘como desafiar a ditadura da beleza e da super-mulher?’.
Da Redação