Metalúrgicas do ABC celebram os 90 anos da conquista do voto feminino

A Comissão das Metalúrgicas do ABC participou na última quarta-feira, 23, na Câmara Municipal de São Bernardo, da atividade que comemorou os 90 anos do voto feminino, a mudança no código eleitoral de 1932 que permitiu que as mulheres pudessem votar.

Foto: Divulgação

Durante a sessão, foram homenageadas as vereadoras Ana do Carmo e Ana Nice, do PT.

A integrante do Comissão e CSE na empresa GL, em Diadema, Maria José da Silva Modesto, destacou a vitória das mulheres naquele ano, mas lembrou que ainda falta muita representatividade.

Foto: Divulgação

“A conquista foi um fato muito marcante para o Brasil, porém ainda estamos longe de chegar onde queremos. É de extrema importância o voto das mulheres, para que possamos escolher, principalmente representantes mulheres, pois ainda não temos a representatividade necessária nos espaços de poder”.

Maria José ainda frisou que os votos não são uma exclusividade das eleições do poder público. “Por meio dele eu e as demais companheiras nos tornamos representantes sindicais. O voto é importante em diversos espaços, seja ele para o poder público, para dirigentes sindicais ou qualquer função eletiva”.

Foto: Divulgação

Chega de violência

Na sessão a CSE também lembrou a luta das mulheres contra as mais variadas formas de agressão. “Mulheres são espancadas, assediadas e mortas diariamente em todos os lugares e classes sociais no Brasil. É absolutamente necessário que o estado avance na criação e efetivação de políticas públicas específicas de segurança e de combate a todas as formas de violência contra a mulher. As mulheres merecem a garantia do direito de viver”.