Metalúrgicas do ABC participam de mobilização ‘21 Dias de Ativismo’ pela eliminação da violência contra mulheres
“Denunciamos o governador Tarcísio de Freitas que cortou 96% do orçamento destinado às políticas públicas para mulheres, dificultando o funcionamento das Delegacias da Mulher”.

A Comissão das Metalúrgicas do ABC participou, no último dia 29, da mobilização 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, organizada pela Frente Regional do ABC. O ato unificado no Parque Linear, em Rio Grande da Serra, reuniu movimentos, coletivos e militantes das sete cidades da região.
A diretora executiva do Sindicato e coordenadora das Comissões, Andrea Sousa, a Nega, destacou a importância da mobilização e o que está em pauta. “Temos uma luta pela exigência de uma casa de passagem para vítimas de violência doméstica com atendimento 24 horas. Tivemos uma reunião com o presidente do Consórcio, Marcelo Lima, e ele disse que a casa de passagem de São Bernardo passaria a atender os sete municípios, uma casa com apenas cinco leitos. É o que temos para hoje. Não deixa de ser uma conquista, mas é muito pouco”.
“Essas datas existem para exigir que nenhum passo atrás seja dado nas nossas conquistas. Queremos delegacia 24 horas, atendimento humanizado, que as mulheres tenham seus direitos respeitados e não sofram violência ou descaso quando chegarem numa delegacia. Enquanto existir uma mulher sofrendo violência, estaremos nas ruas salvando vidas”.
Nega também criticou a política do governo do estado de São Paulo. “Denunciamos o governador Tarcísio de Freitas que cortou 96% do orçamento destinado às políticas públicas para mulheres, dificultando o funcionamento das Delegacias da Mulher”.