Metalúrgicas paulistas debatem trabalho, saúde e dependência química
Andrea Ferreira de Souza, a Nega, CSE na Apis Delta
As metalúrgicas do ABC participam amanhã, a partir das 8h30, dos debates e oficinas marcados para o 2º Encontro de Mulheres Metalúrgicas da FEM-CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT). Sob o tema Trabalho com saúde e sem dependência, o evento acontecerá na Sede da Federação em São Bernardo.
O evento contará com a presença do diretor executivo do Sindicato, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba; a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Sonia Auxiliadora Vasconcelos da Silva; e a deputada federal Janete Pietá (PT).
Segundo a secretária da Mulher da FEM, Andrea Ferreira de Souza, a Nega, do CSE na Apis Delta, além de participar a trabalhadora tem que se tornar multiplicadora do que será proposto nas três oficinas.
“As próprias companheiras na base sugeriram falar sobre dependência química, trabalho compartilhado e mulher e saúde”, disse Andrea. “Elas querem encontrar soluções com a ajuda da FEM e sindicatos para quem precisa de auxílio”, prosseguiu.
A dirigente avisa que o encontro também abordará a paridade e a importância da participação das mulheres nas atividades sindicais.
“Temos que estar sempre presentes para não perder espaço na nossa luta diária pelos direitos de todas as trabalhadoras”, destacou.
Debateram os temas das oficinas Maria Cristina Corral, Maria Rodrigues Nagy e Débora Pereira do Rêgo Felgueiras, representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo.
Trabalho com saúde e sem dependência
22 de maio, das 8h30 às 18h
Sede da FEM-CUT/SP
Av. Antártico, 480, Jardim do Mar, São Bernardo
Programação do 2º Encontro de Mulheres Metalúrgicas da FEM-CUT
8h30 – Credenciamento e café da manhã
9h30 – Abertura com análise de conjuntura do Dieese
12h30 – Almoço
14h – Oficinas: Dependência Química, Mulher e Saúde, Trabalho Compartilhado
18h – Término
Da Redação