Metalúrgicas promovem Drive Thru Solidário na Regional Diadema amanhã

Serão arrecadados fios de cabelo para as que lutam contra o câncer e produtos de higiene para entidades que atendem vítimas de violência doméstica

O Outubro Rosa ganhou novos contornos do ano atípico de 2020. No tradicional mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, o Coletivo das Mulheres Metalúrgicas do ABC também levantou a pauta do combate à violência contra a mulher. Preocupação causada principalmente pelo aumento de agressões no ambiente doméstico, em função do isolamento social, necessário no combate à pandemia.

Campanha

Além de tratar do tema nas edições da Tribuna ao longo do mês, as metalúrgicas retomaram a campanha “Doe fios de amor”, iniciada no ano passado e que foi um sucesso de arrecadação. Para facilitar as doações, o Coletivo promove amanhã, das 9h às 17h, um drive thru solidário na Regional Diadema (Av. Encarnação, 290 – Piraporinha). Além dos fios de cabelo, podem ser doados também produtos de higiene pessoal. 

Foto: Adonis Guerra

“Mais uma vez, as Metalúrgicas do ABC realizam uma ação afirmativa no mês de outubro. Entendemos que essa campanha permanente de conscientização no combate à violência contra mulher é essencial, principalmente com este governo que não tem políticas voltadas para isso e com uma ministra na área que é contra os direitos humanos e contra políticas afirmativas para essa situação”, declarou a integrante do Coletivo e CSE na Samot, Maria do Amparo Travassos Ramos.

Saúde

As metalúrgicas também reforçam a necessidade de atenção com os cuidados em relação à saúde.

Foto: Adonis Guerra

“Imaginamos o quanto é difícil para uma mulher que sofre agressões se lembrar de cuidar da saúde. Mas é preciso, além de cuidar da saúde emocional, criar forças para denunciar, se fortalecer junto a uma rede de apoio e, sim, olhar para o seu corpo, fazer o autoexame e se cuidar sempre em todos os aspectos. Nós nos colocamos à disposição para contribuir nessa rede de apoio, procure a CSE na sua empresa, ou entre em contato com o Sindicato, seja para doar ou para pedir ajuda. Estamos juntas, sempre”, reforçou a integrante do Coletivo e membro da direção plena da CUT-SP Mércia Silva Rodrigues.

Doações

 Amanhã, quem for fazer a doação na Regional Diadema não precisará sair do carro, as metalúrgicas estarão na calçada recebendo as doações das 9h às 17h.  Nos outros dias, os fios e os produtos de higiene pessoal podem ser entregues ao CSE na fábrica, no Sindicato e nas Regionais. Se não puder, entre em contato que o Sindicato retirará as doações.

Os fios de cabelo serão doados a pacientes que lutam contra o câncer. Devem ter, no mínimo, 15 cm, estar bem amarrados com elástico e dentro de um saquinho plástico. Pode ser só uma mecha.

Já os produtos de higiene pessoal serão doados a entidades que atendem mulheres vítimas de violência doméstica.

Prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras. Os principais sinais e sintomas são: caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Se perceber alguma alteração nas mamas durante o autoexame, procure um ginecologista ou o mastologista.

Números da violência

A cada dois minutos uma mulher é agredida no Brasil. Em meio à pandemia, os feminicídios tiveram crescimento no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, passaram de 636 para 648, segundo a 14ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.