Metalúrgicas querem compartilhar responsabilidades sociais
Andrea Ferreira de Souza, a Nega, secretária da Mulher da FEM-CUT e CSE na Apis Delta no 2º Encontro das Metalúrgicas da Federação
Durante o 2º Encontro das Metalúrgicas, promovido pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, na última quinta, 22, as companheiras destacaram a importância de compartilhar responsabilidades entre homens e mulheres.
“Temos que ter esse olhar para conscientizar as mulheres e os homens sobre a importância de dividir responsabilidades para ampliar a participação das mulheres”, afirmou a secretária da Mulher da FEM-CUT e CSE na Apis Delta, Andrea Ferreira de Souza, a Nega.
De acordo com ela, a presença feminina nos sindicatos é de apenas 15% do total de representantes da categoria.
“Saímos para trabalhar deixando tarefas domésticas acumuladas e, enquanto nossos companheiros não estiverem esclarecidos da necessidade desta mudança, nossa participação em ambientes políticos continuará sendo pequena”, apontou Nega.
Para a dirigente, as mulheres só conquistarão mais espaço e participação se cultivarem a cultura de compartilhar.
“Os afazeres domésticos não devem ser encarados como responsabilidade exclusiva das mulheres, pois a manutenção do ambiente familiar deve ser tarefa de todos”, disse.
“Essa é uma condição essencial para garantir a presença feminina nos sindicatos, na política e em todos os fóruns de decisão da sociedade”, defendeu Nega.
Mais de cem companheiras metalúrgicas no Estado de São Paulo e dirigentes de outras categorias participaram do 2º Encontro das Metalúrgicas da FEM-CUT, onde também debateram temas ligados à saúde, como a dependência de drogas, o uso abusivo do álcool e doenças femininas.
Da Redação