Metalúrgico do ABC participa de agendas em Brasília para debater o desenvolvimento do setor de ferramentaria

Encontros abordaram o uso de inteligência artificial na indústria, políticas públicas para o setor, geração de empregos e qualificação profissional

O membro do Conselho da Executiva do Sindicato e conselheiro no Sistema S no Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, participou na semana passada de diversas agendas em Brasília voltadas ao futuro do setor de ferramentaria.

No Conselho Nacional do Senai, o dirigente destacou que o principal tema debatido foi a aplicação da inteligência artificial na indústria e as políticas públicas do governo federal para o setor. “Discutimos como essa tecnologia pode ser incorporada no dia a dia da produção, visando maior produtividade e melhor qualificação dos trabalhadores. O foco foi uma inteligência artificial voltada para o processo produtivo”, explicou Bigodinho.

Uma das reuniões foi com representantes do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). “No MDIC, debatemos os caminhos para o fortalecimento do setor de ferramentaria, que é estratégico para o país. Discutimos metas para gerar empregos de qualidade e com melhor poder aquisitivo”, destacou.

Bigodinho também se reuniu com Fausto Júnior, do Conselho Nacional do SESI, para tratar da qualificação profissional. “Se estamos falando de indústria, precisamos falar também de formação. A reunião foi extremamente produtiva nesse sentido”, afirmou.

Outros encontros incluíram representantes da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), com foco em projetos em andamento, e da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), com ênfase no fomento a pequenas e médias empresas.

“Foi uma série de reuniões importantes. Brasília, como sempre, muito calorosa, os resultados foram bastante positivos para o fortalecimento da indústria nacional”, concluiu Bigodinho.