Metalúrgico é eleito para o Conade

Flávio Henrique de Souza, da Comissão de Fábrica na Kostal, passa a integrar o órgão como conselheiro representante da CUT

O companheiro Flávio Henrique de Souza, trabalhador da Kostal e membro da Comissão dos Metalúrgicos com Deficiência, assume no próximo dia 19 de junho o cargo de conselheiro no Conade, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. Flávio foi indicado pelo coletivo nacional de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência da CUT, do qual é coordenador. Seu suplente no Conade é Isaías Dias, da Afubesp.

“Nossa prioridade é buscar qualidade de vida para a pessoa com deficiência, discutindo e apresentando propostas que possibilitem sua inclusão na sociedade”, aponta Flávio, que é deficiente visual. Desde 2000, ele atua em defesa das causas das pessoas com deficiência, militância que se soma a 14 anos no movimento sindical.

Essa inclusão, explica o companheiro, se dá pelo acesso ao emprego, educação e vários outros setores básicos para a conquista da cidadania plena.

Constituição – O Conade reúne representantes do governo e da sociedade civil e é um órgão superior de deliberação colegiada, criado em 1999, inicialmente no  âmbito do Ministério da Justiça. Em maio de 2003, passou a ser vinculado à Presidência da República por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Sua principal competência é acompanhar e avaliar o desenvolvimento da Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, esportes, lazer e política urbana, dirigidas a este grupo social.