Metalúrgicos com Deficiência definem metas em Seminário

Encontro teve a participação de trabalhadores, militantes e dirigentes da base. Foto: Paulo de Souza/SMABC

 

Com o objetivo de fortalecer e ampliar sua atuação, a Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência realizou, em maio, seminário com trabalhadores, militantes e dirigentes da base.

Segundo a Comissão, a presença dos companheiros no encontro era muito importante porque são as representações nas empresas que criam as condições para que os trabalhadores entendam melhor a situação dos metalúrgicos com deficiência.

Por isso, um dos pontos mais debatidos no Seminário foi a necessidade das CIPAs, CSEs e SURs realizarem debates nas fábricas para introduzir o tema “trabalhadores com deficiência” no mundo do trabalho.

 

Potencial

A conclusão foi que, só assim, analisando as necessidades de qualificação profissional, segurança, autonomia e condições dos companheiros com deficiência, eles poderão ser entendidos e desenvolverem plenamente seus potenciais profissionais. (Confira abaixo os objetivos definidos no encontro.)  

O Seminário também preparou os companheiros para o Encontro Estadual de Pessoas com Deficiência que a CUT realizará no próximo dia 15. Lá, serão tirados os delegados que tomarão parte do encontro nacional que tratará do tema, em julho.

Os interessados em participar devem ligar para 4128-4282 e falar com Lúcia.

 

Metas definidas no Seminário

  • Fortalecer a comunicação para as pessoas com deficiência, realizando cursos de libras direcionados às questões da categoria;
  • Fiscalizar a lei sobre acessibilidade;
  • Realizar discussões junto às empresas e a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) sobre a contratação de pessoas com deficiência;
  • Realizar campanha de conscientização e sensibilização para a categoria;

 

Da Redação