Metalúrgicos com Deficiência participam da retomada do movimento ‘Grande ABC Para Todos’
Encontro elegeu coordenação geral para os próximos dois anos, reuniu mais de 70 participantes e diversas organizações sociais engajadas na causa

Após 15 anos de inatividade, o movimento ‘Grande ABC Para Todos’ voltou à cena com força total, reafirmando seu compromisso com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência na região. A Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência participou da retomada oficial no último dia 15, na Câmara Municipal de São Bernardo, reunindo mais de 70 participantes e diversas organizações sociais engajadas na causa.
Um dos marcos do encontro foi a eleição, por unanimidade, de uma coordenação geral para os próximos dois anos. Os escolhidos para liderar essa nova fase são Flávio Henrique (São Bernardo do Campo), Paula Munhoz (Santo André), Thiago Almeida (Mauá) e Margarete Suzano (Santo André), que terão a missão de estruturar e impulsionar as próximas ações do movimento em conjunto com os demais integrantes.

O ‘Grande ABC Para Todos’ tem um histórico de conquistas expressivas. Entre elas, a participação ativa da sociedade civil no Grupo de Trabalho da Pessoa com Deficiência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a mobilização pela ratificação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil e a criação de um guia de acessibilidade para a região.
Segundo o coordenador da Comissão do Sindicato, Cristiano Rodrigues dos Santos, o movimento retorna com um plano ambicioso. “Além da nova coordenação, serão criadas comissões para atuar em diferentes áreas das políticas públicas voltadas à inclusão. O princípio ‘nada sobre nós, sem nós’ continua sendo nossa base, garantindo a participação ativa das pessoas com deficiência nas decisões que impactam suas vidas”, destaca.
A reunião contou com a presença de importantes coletivos e instituições, como TEAção, TEAtivismo, IFA, Mulheres Mães Jardineiras, Abea, Mãe Onça, Acontecer Jady, PCD e TEA, além de sindicatos, lideranças políticas e membros da sociedade civil.