Metalúrgicos da CUT iniciam negociação da campanha salarial com o G3

A primeira rodada acontece nesta quinta-feira (30), na sede da CUT

Os metalúrgicos da CUT de todo o Estado de São Paulo fazem nesta quinta-feira (29) a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial do com o Grupo 3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos).

Habitualmente, a primeira rodada define o calendário de negociações. Este ano, no entanto, o Grupo 3 apresentou uma agenda logo depois da entrega da pauta de reivindicações, na quinta-feira passada.

“Os patrões apresentaram uma agenda antecipadamente porque pretendem concluir as negociações o mais rápido possível”, explicou Valmir Marques da Silva, o Biro-Biro, presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT.

Desta forma, o dirigente acredita que neste primeiro encontro já será possível discutir as cláusulas sociais da pauta. “Temos novos pontos e outros que queremos que sejam revistos”, lembrou, destacando a criação de um espaço de formação como um dos mais importantes.

Renovação

A campanha salarial deste ano vai discutir as convenções coletivas por completo em todos os grupos.

Isso acontece porque as cláusulas sociais foram renovadas automaticamente no ano passado, já que as convenções de 2007 tiveram dois anos de validade.

Neste ano, as negociações com a bancada patronal têm uma novidade, elas acontecem na sede da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/ CUT), situada no prédio da CUT. A Federação representa cerca de 115 mil trabalhadores nos setores do Grupo 3 em todo o Estado e a data-base é 1º de setembro.

Da Redação