Metalúrgicos da CUT no estado de São Paulo entregam pauta na Fiesp nesta quinta-feira

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT representa 13 sindicatos da categoria no Estado de São Paulo

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT, que representa 13 sindicatos filiados, entregará nesta quinta-feira (23) as pautas de reivindicações da categoria aos grupos patronais. Pela manhã haverá ato em frente à Fiesp para a entrega da pauta ao Grupo 2 (máquinas e eletreletrônicos) e ao Grupo 8 (trefilação, artefatos de ferro, materiais ferroviários). À tarde, o documento será encaminhado ao Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos) e às montadoras. Na quarta-feira, os sindicalistas entregam pauta à bancada da Fundição.

O presidente da FEM-CUT, Valmir Marques, o Biro-Biro, acredita que as negociações serão difíceis, mas isso não significa que os metalúrgicos ficarão na defensiva. “O nosso ramo sempre foi referência de luta, ousadia e também de organização. Vamos trabalhar para que as convenções contemplem os anseios e interesses da categoria”, comentou.

Complicador

Biro-Biro lembrou que o complicador deste ano é o fato de existirem setores que estão batendo recordes de produção, como a produção de automóveis, enquanto outros enfrentam dificuldades, como máquinas, motos e caminhões.

“É um obstáculo a ser superado. De qualquer forma, queremos a reposição da inflação, aumento real e avançar nas cláusulas sociais, com destaque para a qualificação profissional dos trabalhadores e as que contemplam os jovens, deficientes e mulheres”, concluiu o presidente da FEM-CUT.

Da Redação