Metalúrgicos de São José: Eleição é cancelada por suspeita de fraude

A Justiça do Trabalho em São José dos Campos cancelou a eleição para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos na cidade que aconteceria ontem e hoje.

Os motivos foram diversas irregularidades, como não haver igualdade entre as chapas concorrentes na comissão eleitoral e contradições sobre o número de votantes.

Disputam a eleição uma chapa formada pela atual diretoria e apoiada pelo Conlutas/PSTU e outra apoiada pela CUT.

De acordo com a sentença da Justiça, uma nova comissão eleitoral deverá ser eleita até 5 de março, composta por três integrantes de cada chapa. Essa nova Comissão deverá garantir a igualdade no tratamento das chapas e a convocação de nova eleição.

Segundo o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT , Adi dos Santos Lima, o Conlutas/PSTU disse que manteria a honestidade e a democracia no processo eleitoral, mas nada disso aconteceu. “Caiu a máscara da chapa do sindicato”, afirmou Adi.

“Vamos seguir a determinação judicial, continuaremos com nossa campanha e vamos vencer esta eleição”, declarou Adi.

Diretoria destituída em Santos

A Justiça do Trabalho destituiu a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos pelo mesmo motivo: suspeita de fraude.

A eleição foi em novembro entre duas chapas. Uma da CUT e outra ligada ao PSol, que venceu a eleição.

Segundo a Justiça, a chapa vencedora manipulou a lista de votos em separado e provocou o sumiço de cédulas.

Um grupo de ex-diretores vai cuidar da entidade por 90 dias, prazo no qual, segundo a Justiça, deverão ser realizadas novas eleições.