Metalúrgicos debatem Pólo Metal-Mecânico em Diadema

Negociações que envolvem trabalhadores, prefeitura e empresas visam reorganizar os setores de autopeças, plástico e borracha em Diadema.

Oficina realizada na última sexta-feira na Regional Diadema debateu os pontos de intervenção que os metalúrgicos do ABC irão apresentar ao Pólo Metal-Mecânico, em constituição na cidade.

O pólo reúne os segmentos de autopeças, borrachas e autopeças e dele participam a prefeitura e empresários, além dos trabalhadores.

Esta foi a segunda oficina que os metalúrgicos realizaram. Na primeira, conheceram o perfil e um diagnóstico que o Dieese nacional preparou sobre o setor.

Hélio Honorato, o Helinho, coordenador da Regional Diadema, afirma que as oficinas visam preparar os trabalhadores para intervir nas negociações, já que a proposta do Polo é reorganizar o setor.

“A abertura econômica dos anos 90 impôs uma mudança radical no segmento. Por isso, sua reorganização é fundamental para que ele se desenvolva e gere mais emprego e renda na cidade”, afirmou Helinho.

Além da participação no Pólo Metal-Mecânico em Diadema, os metalúrgicos do ABC também participam dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Autopeças, Ferramentaria e Plásticos em andamento na Agência de Desenvolvimento do ABC.