Metalúrgicos debatem realidade da saúde do trabalhador no Brasil

Segundo dados apresentados, cerca de 40 trabalhadores são acidentados diariamente em nosso País. Números também informaram sobre quando, como e onde acontecem os acidentes de trabalho

O encontro contou com a presença de 87 dirigentes sindicais e Cipeiros das cidades de Taubaté, Itu, Salto, Sorocaba e Pindamonhangaba e teve como objetivo a discussão e aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e do Fator Acidentário Previdenciário (FAP) por ramo econômico.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sindicato, Isaac do Carmo, do presidente da FEM/CUT-SP, Valmir Marques da Silva (Biro Biro), do secretário de saúde da CNM/CUT, Edson Rocha, e do coordenador da CUT Vale do Paraíba, Milson Antunes Pereira.

Após a abertura, o assessor do Ministério da Previdência Social, Domingos Lino, iniciou sua palestra com uma análise de conjuntura geral sobre os acidentes de trabalho no Brasil.

Segundo dados apresentados, cerca de 40 trabalhadores são acidentados diariamente em nosso País. Lino também apresentou informações sobre quando, como e onde acontecem os acidentes de trabalho.

O assessor do INST/CUT, Gilberto Salviano da Silva, fez uma explanação sobre a importância da função dos Cipeiros e suas responsabilidades no chão de fábrica.

Gilberto falou sobre o papel da Cipa diante do novo contexto do mercado de trabalho, que exige grande demanda de produção e vem aumentando o número de jovens acidentados.

Após as explanações, os participantes do encontro puderam fazer perguntas aos palestrantes e ao final do evento foi feita uma avaliação dos debates sobre a segurança, saúde do trabalhador e o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário.

“São dados que ajudarão os companheiros de todo o Estado de São Paulo a estarem mais atentos ao que acontece nas empresas e, assim, contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores”, disse o secretário de Saúde da CNM/CUT, Edson Carlos Rocha da Silva.

“Temos a certeza que os metalúrgicos da CUT ampliarão este debate com os próximos encontros que serão realizados, e este primeiro encontro foi muito proveitoso para a disseminação das informações sobre o NETP para os metalúrgicos de Taubaté”, avaliou o presidente do Sindicato, Isaac do Carmo.

Do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté