Metalúrgicos do ABC arrecadam 20 toneladas de alimentos para ajudar a matar a fome da população
Além das doações feitas no drive thru solidário, valores arrecadados nas fábricas serão convertidos em alimentos e produtos de higiene. A campanha continua
Os metalúrgicos e as metalúrgicas do ABC não mediram esforços para ajudar a população mais vulnerável que teve sua situação econômica agravada durante a pandemia. A categoria, mais uma vez, se mostrou solidária e lotou a Sede de alimentos, produtos de higiene e limpeza durante o drive thru solidário realizado no último sábado, 17.
Foram doadas por volta de 20 toneladas, além dos valores que estão sendo arrecadados nas fábricas e serão convertidos também na compra desses produtos.
O presidente Lula marcou presença e levou suas doações até o Sindicato. Ele lamentou que em 2021 ainda seja necessária essa mobilização, sendo que a Brasil havia saído do Mapa da Fome.
“A fome não é um fenômeno da natureza, este país tem terra, tem capacidade de produção. A gente provou que era possível tomar café, almoçar e jantar todo dia”, afirmou.
“Não tem explicação pro povo estar passando fome, a não ser a irresponsabilidade das pessoas que governam este país.”
“No mesmo momento em que eu me sinto alegre por poder contribuir, me sinto triste por saber que um país do tamanho do Brasil, com a capacidade produtiva e conhecimento tecnológico na agricultura, não precisava estar passando necessidade”.
Humanidade
O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, agradeceu a participação de todos.
“Ser solidário num instante de pandemia é exercer a humanidade.”
“É aquilo para o qual o ser humano foi criado que é o trabalho comunitário, social e coletivo. Não entendemos isso como algo a comemorar, mas como parte do nosso papel. Combater a fome e auxiliar aqueles que mais precisam faz parte da vida de cada um de nós. Nossa categoria tem a percepção de que a vida dos outros é tão importante quando a sua.”
O diretor administrativo Wellington Messias Damasceno destacou que a arrecadação foi emocionante e lembrou que em décadas passadas os metalúrgicos fizeram também grandes campanhas.
“A cada dia esta categoria nos surpreende na forma como ela é combativa, mas também solidária. Foi de fato emocionante e surpreendente. Os companheiros e as companheiras entenderam não só o chamado do Sindicato, mas a realidade triste que estamos vivendo. Em décadas passadas fizemos importantes arrecadações, hoje infelizmente temos que voltar a fazer esse tipo de campanha porque a fome voltou a apertar”.
Doações
Os produtos arrecadados serão destinados a instituições que atuam no combate à fome, a entidades que preparam e servem marmita e também haverá doações diretas para famílias cadastradas. Já no domingo foram feitas entregas para algumas dessas famílias. Paralelo a isso, o Sindicato também tem apoiado a criação de cozinhas comunitárias.
A campanha continua
As ações dos Metalúrgicos do ABC no combate à fome continuam nas próximas semanas nas empresas da categoria.
Haverá a realização de mais um drive thru solidário no sábado, 24, na Regional Diadema.