Metalúrgicos do ABC articulam pautas do 1º de Maio com ministros em Brasília
Em agendas com Marinho, Gleisi, Padilha e Macêdo foram abordadas questões sobre emprego, isenção do IR, redução de jornada, qualificação profissional, entre outras bandeiras de luta da classe trabalhadora

Os Metalúrgicos do ABC estão promovendo articulações para garantir que as pautas do 1º de Maio sejam debatidas e aprovadas no Congresso em favor dos trabalhadores. Na semana passada, o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, esteve em Brasília para tratar dos principais temas de interesse da classe trabalhadora, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), redução da jornada sem redução de salário, fim da escala 6×1 e diminuição da taxa de juros.
Em reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foram debatidos temas relativos à conjuntura da categoria e às condições de trabalho. Já com o deputado federal Lindbergh Farias, a conversa girou em torno do andamento das pautas na Câmara dos Deputados.

A comitiva também se reuniu com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; com Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; e com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini. Wellington também esteve com representantes do Conselho Nacional do Sesi.
“Essas pautas que estarão presentes no 1º de Maio são recorrentes no nosso Sindicato. Conversamos tanto com os ministros para articular apoio, quanto com os deputados para acompanhar o trâmite no Congresso”, explicou Wellington.
“Fizemos o convite para participarem e destacamos a importância de retomar a celebração do 1º de Maio no ABC. Também articulamos com os ministros do governo temas relacionados à reindustrialização da nossa região. Conversamos com Alexandre Padilha sobre o complexo industrial da saúde”, acrescentou.
Educação
O dirigente destacou as conversas na área da educação. “Com Leonardo Barchini, a pauta foi a qualificação profissional, um tema essencial diante da transição energética em curso. Nossa preocupação envolve a requalificação dos trabalhadores, tanto em nível técnico quanto universitário, pensado nisso também discutimos sobre a Universidade Federal do ABC. Nossa pauta integra a luta por uma reindustrialização com justiça social e transição justa”.
Evento
Após nove anos, os sindicatos do ABC retornam com o tradicional evento do 1º de Maio, para celebrar o Dia do Trabalhador com evento na região. A celebração será no Paço Municipal de São Bernardo, das 10h às 18h. Com o slogan ‘1º de Maio no ABC: 100 anos de lutas e conquistas’, o evento contará com diversas atrações musicais. Entre os artistas confirmados estão Belo, MC Hariel, Pixote, Tiee.
O evento contará com entrada solidária de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo de Solidariedade de São Bernardo e a entidades da região.