Metalúrgicos do ABC celebram Dia do Capoeirista na Sede
Atividade contou com apresentação de roda de capoeira com a presença de mestres da região
No último sábado, dia 3, as comissões de Igualdade Racial e Combate ao Racismo e a de Cultura do Sindicato promoveram uma tarde cultural em homenagem ao Dia do Capoeirista.
A atividade contou com apresentação de roda de capoeira com a presença de mestres capoeiristas da região e admiradores da prática.
“Foi uma oportunidade de celebrarmos e darmos visibilidade a essa figura relevante que tanto contribui para a cultura afro-brasileira. Além da reflexão social, também foi mais um momento de descontração proporcionado pelo Sindicato”, destacou o coordenador da Comissão de Igualdade Racial, Clayton Willian, o Ronaldinho.
“No último sábado, o nosso Sindicato teve a honra de receber mestres da capoeira, que nos presentearam com uma verdadeira aula de história, ginga e vigor. Parabéns aos mestres, alunos e alunas pela belíssima apresentação!” reforçou o coordenador do Coletivo de Cultura dos Metalúrgicos do ABC, Márcio Boaro.
Patrimônio Imaterial da Humanidade
A capoeira tem origem no período de escravidão no Brasil. Os negros trabalhavam nas fazendas de engenho onde eram submetidos a condições desumanas, trabalho forçado e diversas agressões. Com o objetivo de enfrentar os senhores e conseguir a tão sonhada liberdade, os negros usavam a prática para lutar contra eles, sem o uso de armas. A população negra começou a desenvolver golpes e agilidade corporal que a partir daí iniciaria a prática da capoeira.
Em 2014, a Unesco conferiu à capoeira, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.