Metalúrgicos do ABC debatem cooperação internacional com o sindicato sueco IF Metall

Dirigente sueco Johan Lars se reuniu com diretores na Sede e visitou as fábricas da Scania e Saab

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC receberam o dirigente do IF Metall, o sindicato nacional dos metalúrgicos na Suécia, Johan Lars, na Sede, no último dia 29, e acompanharam as visitas nas empresas Scania e Saab, em São Bernardo.

Participaram da conversa o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, o diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, o secretário-geral da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), Renato Carlos Almeida, o Renatinho, e o secretário de Relações Internacionais da Confederação, Maicon Michel Vasconcelos da Silva.

“É muito importante esse intercâmbio sindical para atualizar as experiências de luta, fortalecer a relação solidária entre os sindicatos e a luta da classe trabalhadora no mundo”, afirmou Caramelo.

“A luta dos trabalhadores não tem fronteiras nem idiomas. Discutimos parcerias estratégicas, o trabalho das redes sindicais e também tratamos de projetos em parceria com a CNM/CUT”, contou.

Pela manhã, os dirigentes estiveram na Scania, em diálogo com a representação dos trabalhadores na montadora e visita à fábrica.

Saab

Foto: Adonis Guerra

Na parte da tarde, a visita foi na Saab. O coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, ressaltou que a visita foi muito importante.

“A vinda dessa empresa para a nossa base foi conquista dos trabalhadores e precisamos sempre estar acompanhando os produtos que estão sendo feitos, os investimentos na planta, o que estão pensando para o futuro da empresa e, principalmente, os postos de trabalho”, disse.

Os Metalúrgicos do ABC defenderam a escolha dos caças suecos Gripen pelo governo brasileiro desde 2010 por ser a única proposta que assegurava produção, empregos e tecnologia para o país. A Saab Aeronáutica Montagens produz partes dos caças.

“Os empregos de qualidade são nosso objetivo principal e nossa preocupação é sempre garantir postos de trabalho. A conversa com a direção da empresa foi muito positiva e nos trouxe bons sinais”.