Metalúrgicos do ABC debatem impactos dos dois anos da Reforma da Previdência
Para debater os impactos na vida do trabalhador após dois anos da reforma da Previdência, o Sindicato promove hoje, às 18h, uma live com o ex-ministro da Previdência nos governos Lula e Dilma, Carlos Gabas, e o supervisor técnico do Dieese, Victor Pagani. A transmissão será pela página do Sindicato no Facebook e YouTube e também nos canais da Rede TVT.
A reforma elaborada no governo Temer e aprovada pelo Congresso Nacional no início da gestão Bolsonaro aumentou a alíquota cobrada sobre os salários dos servidores, o tempo de serviço e idade para se aposentar. Além de reduzir o valor das pensões por morte.
O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, que conduzirá o debate destacou que a ideia da live é debater como a reforma afetou a vida da população. “Nosso objetivo é mostrar as principais mudanças na Previdência Social e quais foram os impactos da reforma na vida dos trabalhadores brasileiros. Além disso, também discutiremos quais devem ser os rumos para a Seguridade Social no Brasil”.
Como uma das mudanças mais cruéis, o diretor destacou a alteração da idade mínima. “As mudanças drásticas causadas pela reforma da previdência em 2019 foram extremamente perversas com a classe trabalhadora do nosso país. Entre as principais maldades estão a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, isso em um país que em muitos setores os trabalhadores não chegam aos 50 anos de idade”.
Wellington também lembrou a aposentadoria por tempo especial. “Sobretudo na nossa categoria, essa modalidade traz uma condição para aquele que tem um prejuízo maior na sua saúde. A reforma estipulou uma idade muito alta, que o trabalhador dificilmente irá atingir.
Essa reforma foi feita, de fato, para que os trabalhadores não alcancem mais a aposentadoria”.
Todos estão convidados para assistir o debate que trará explicações detalhadas de especialistas e aproveitar para interagir e tirar dúvidas.