Metalúrgicos do ABC e sindicato norte-americano em intercâmbio na Sede

Durante visita mantida na Sede, representantes do sindicato dos trabalhadores na indústria automotiva dos Estados Unidos, o United Auto Workers (UAW), agradeceram o apoio dos Metalúrgicos do ABC (foto) à campanha de sin­dicalização dos trabalhadores na Nissan em Canton, no Mis­sissippi, e dos companheiros na Volks em Chattanooga, no Tennessee.

“O intercâmbio que aconteceu no último dia 11, fortaleceu os laços de amizade e solida­riedade que o UAW tem com os sindicatos filiados à CUT”, afirmou o CSE na Volks e vice­-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks, Valdir Freire Dias, o Chalita.

A delegação também co­nheceu as instalações da TVT e participou de seminário na Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM­-CUT.

Pela primeira vez no País, o novo diretor na UAW, Ray Curry, destacou a importância de estreitar ainda mais as rela­ções com as centrais sindicais visando ações conjuntas dos trabalhadores nas montadoras.

“O Brasil é um parceiro indispensável para o relaciona­mento e troca de informações, e o sindicalismo brasileiro é exemplo para o UAW na forma como luta pelo emprego sem eliminar direitos trabalhistas”, disse Curry.

O dirigente americano também lembrou as práticas antissindicais da Nissan, que impedem que metalúrgicos do Mississipi se organizem.

“Nos EUA a sindicalização só é permitida se tiver a aprovação de 50% mais um dos trabalhadores de uma fábrica, por meio de eleição secreta”, contou Curry.

Da Redeação