Metalúrgicos do ABC e vice-presidente na Toyota discutem rede sindical

(Foto: Divulgação CNM-CUT)

O CSE na Toyota, em São Bernardo, se reuniu na semana passada com o vice-presidente no Brasil, Percival Donato Maiante, para discutir o processo de reconhecimento da rede sindical de metalúrgicos na montadora.

O encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT.

De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato e secretário de Relações Internacionais da CNM-CUT, Valter Sanches, que acompanhou a atividade, nesta primeira conversa a fábrica já se comprometeu a negociar o reconhecimento formal da rede sindical Toyota no País.

“Este é mais um canal de comunicação entre empresa e trabalhador. O próximo passo será construir a rede sindical internacional”, disse.

Sanches também acredita que o reconhecimento da rede é também um passo importante para, posteriormente, se construir o Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, o CNTT, na montadora.

“O CCNT é a principal bandeira da CNM-CUT. Queremos igualar os direitos da classe trabalhadora com base nas melhores cláusulas econômicas e sociais”, afirmou.

O vice-presidente na montadora acrescentou que este é mais um instrumento para estabelecer parâmetros de deman¬das dos trabalhadores e agora o desafio será dialogar com todas as plantas juntas, pois cada uma tem suas especificidades.

Da Redação