Metalúrgicos do ABC formam mais de 5 mil companheiros na Volks em layoff

(Foto: Adonis Guerra)

Desde junho de 2014, quando o Curso de Formação Cidadã do Sindicato foi incluído pela primeira vez no programa de qualificação de trabalhadores em regime de layoff, 5.112 pessoas foram formadas. O número representa quase a totalidade dos companheiros que passaram pelo no programa, 5.174. Na sexta-feira, dia 26, a última turma deste layoff na Volks participou das palestras na Sede.

Com a preocupação de dar suporte aos trabalhadores, ao longo desses dois anos, o curso forneceu informações sobre a importância do acordo negociado pelo Sindicato com a em-presa, a conjuntura econômica e ações para o setor automotivo, além de tirar dúvidas jurídicas.

O diretor de Organização do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, comentou pontos importantes do mecanismo e a participação direta do Sindicato.

Tribuna Metalúrgica – Qual a importância do layoff?

Bigodinho – O layoff é um instrumento importante para enfrentar momentos de baixa na produção e preservar os empregos com segurança aos trabalhadores.

TM – Por que é necessária a formação?

Bigodinho – Neste mo­mento é importante que o trabalhador esteja próximo do Sindicato obtendo informações da fonte. Trazer o trabalhador aqui para conversar com nossos dirigentes dá uma tranquilida­de maior sobre a real situação do mercado.

TM – Como se dá e qual a par­ticipação do Sindicato?

Bigodinho – Além de toda a negociação com a empresa, nos preocupamos também em explicar a grandeza disso. É importante que o trabalhador saiba que existe uma estrutura, como a Escola do Sindicato e os departamentos jurídico, de saúde e o Dieese.

TM – O que podemos destacar deste layoff? O que mudou de 2014 para cá?

Bigodinho – Muitos esti­veram aqui pela primeira vez, aproximar esses trabalhadores do Sindicato foi o grande dife­rencial desse layoff. Eles saem daqui mais confiantes e esse é o fruto do nosso trabalho.

Da Redação