Metalúrgicos do ABC lutam pela sindicalização dos trabalhadores na Nissan

O secretário-geral e de relações internacionais da CNM/CUT, João Cayres, Rafael Marques e representantes da UAW no Brasil

As ações contra as práticas antissindicais da Nissan foi o assun­to da reunião mantida na tarde de ontem, na Sede, pelo presidente do Sindicato, Rafael Marques, com dois re­presentantes da UAW, o sindicato nacional dos trabalhadores nas montadoras dos EUA, Rafael Messias e Ginny Coughlin.

“Eles revelaram que na campanha de sindicalização da Nis­san, a empresa chegou ao absurdo de apresen­tar um vídeo com seu presidente orientando os trabalhadores a não optarem pela sindicali­zação”, contou Rafael.

“Por incrível que pareça, a ameaça da Nissan ia além. No mesmo vídeo, a empre­sa avisava que se com­panheiros optassem pela sindicalização a fábrica poderia ser fe­chada e ir para outro local”, completou.

Solidariedade

Segundo Rafael, os Metalúrgicos do ABC estão atentos a este atentado contra a or­ganização sindical e protestarão com atos, além de enviar cartas de protesto às direções da Nissan no Brasil, Japão e EUA.

O dirigente lem­brou que se a categoria não mostrar garra e dis­posição, poderá acon­tecer o mesmo aqui. “Vide o Projeto de Lei 4.330, que precariza ain­da mais as relações de trabalho e que está em votação no Congresso Nacional”, finalizou.

Da Redação