Metalúrgicos do ABC participam da 20ª edição da Marcha da Consciência Negra em São Paulo
No próximo sábado, Sindicato recebe evento Hip Hop Expressão Cultural
A Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato marcou presença na 20ª edição da Marcha da Consciência Negra na Avenida Paulista. O ato reuniu integrantes de entidades do movimento negro, partidos políticos, movimentos populares e sindicatos.
O tema que predominou entre as reivindicações nas falas e cartazes foi o fim da violência de Estado contra a população negra e periférica. A Operação Escudo perpetrada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Baixada Santista, foi lembrada como a mais letal intervenção formal da Polícia Militar de São Paulo desde o massacre do Carandiru em 1992.
Os participantes também reverenciaram lideranças históricas, como Dandara e Zumbi dos Palmares – sendo 20 de novembro a data da morte do líder do Quilombo dos Palmares -, além da ativista quilombola Bernadete Pacífico, executada na Bahia em agosto.
O coordenador da Comissão, Clayton Willian, o Ronaldinho, lembrou a tradicional participação do Sindicato na Marcha e destacou a representatividade do ato.
“O Sindicato sempre está presente na Marcha da Consciência Negra contribuindo com a luta antirracista. Foi um ato muito bonito e representativo com ações políticas e culturais, falas e intervenções artísticas. Um ato para tratar da importância da desconstrução do racismo no Brasil. Precisamos sempre lembrar que somos descendentes também de engenheiros, de químicos, de filósofos, de reis e de rainhas”.
O secretário-geral da CUT-SP, Daniel Bispo Calazans, destacou as denúncias feitas pela Marcha. “Denunciamos que a libertação da escravidão está inacabada, que o racismo, a discriminação e os preconceitos são as causas de mortes, violência, exclusão, pobreza, desemprego e pouca representatividade nos espaços públicos e privados do poder”.
Calazans também ressaltou políticas afirmativas que vêm sendo implementadas pelo governo Lula e celebrou a aprovação do 20 de novembro como feriado estadual.
Atividade cultural
No próximo sábado, 25, às 9h, a Regional Diadema recebe o evento Hip Hop -expressão cultural. A atividade, organizada pelas comissões de Cultura, Igualdade Racial e Juventude do Sindicato, contará com batalha de rimas, discotecagem e grafitti ao vivo.
Entre os artistas convidados estão os grafiteiros Rodrigo Smul e Mel Zabunov e o coordenador da casa do Hip Hop de Diadema, Jean Triunfo.