Metalúrgicos do ABC participam de intercâmbio com sindicatos gaúchos, promovido pela CNM/CUT

Visitas ocorreram nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo e Canoa

Para fortalecer a luta por direitos e compartilhar experiências entre diferentes realidades, representantes dos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e de Sorocaba participaram de agendas no Rio Grande do Sul entre os dias 30 de junho e 4 de julho. As visitas aos sindicatos gaúchos foram promovidas pela CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), por meio da Secretaria de Formação.

Os dirigentes conheceram de perto a atuação e os projetos dos sindicatos de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo. Além das agendas institucionais, participaram de rodas de conversa, assembleias e reuniões com trabalhadores e dirigentes locais.

“Foi um momento rico de troca, escuta e aprendizado mútuo, que fortaleceu os laços entre as entidades e possibilitou reflexões profundas sobre a ação sindical no atual contexto de ataques aos direitos da classe trabalhadora”, afirmou a secretária de Formação da CNM/CUT, Maria do Amparo Travassos.

“Participar desse intercâmbio foi um ponto extremamente positivo. Tivemos uma semana rica em aprendizados e trocas de experiências que, com certeza, fortalecem nossa caminhada. A recepção calorosa por parte dos trabalhadores e dos dirigentes dos três sindicatos nos mostrou, na prática, a força da união e da solidariedade entre categorias. Essa troca nos inspira e reforça que, juntos, podemos construir acordos coletivos mais firmes, justos e representativos”, destacou o CSE na Scania, Celso Ricardo de Moura.

CUTComunidade

Os dirigentes também conheceram o projeto CUTComunidade, que articula ações de combate à fome e à exclusão com a construção de políticas públicas. A atividade também incluiu passagem pela sede da CUT-RS, onde foram recebidos pelo presidente Amarildo Cenci, além de visitas a iniciativas como a Cozinha das Pretas e a Associação de Moradores Força Maior da Pedreira, na zona sul de Porto Alegre.

Próximos passos

A proposta agora é que os sindicatos do Rio Grande do Sul definam uma data para a segunda etapa do intercâmbio, desta vez, com a visita dos dirigentes gaúchos ao ABC Paulista e a Sorocaba.