Metalúrgicos do ABC participam de lançamento de plataforma de qualificação profissional de ferramenteiros

Trabalhadores e empresas podem acessar o programa para consultar as opções de cursos e realizar inscrições pelo site do Rota In Curso

Foto: Divulgação

O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, participou do lançamento do Rota In Curso, plataforma com mais de 50 cursos para capacitar trabalhadores e empresários de ferramentarias. A apresentação da plataforma aconteceu durante o Rota Tech 2030 – Amostra Tecnológica do programa Rota 2030, no Centro Universitário da FEI, organizado pela Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), no último dia 9.

O dirigente destacou a importância da qualificação profissional, do investimento em pesquisa e desenvolvimento nacional e da produção local. Também lembrou que a concretização do Rota In Curso é a continuidade das demandas pautadas pelo Sindicato, inclusive, em dois encontros organizados para debater programas de capacitação de ferramenteiros, em março de 2021.

Foto: Divulgação

“Temos participado da organização dos encontros das ferramentarias e um dos principais temas de debate é a capacitação profissional. Durante a pandemia fizemos duas atividades, uma com as empresas e a outra com os sindicatos, em parceria com a Fundep, para falar sobre programas de capacitação e incentivar empresas que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de iniciativa”, afirmou.

“O Sindicato durante todo o processo procurou tornar os cursos mais próximos da realidade dos trabalhadores e das necessidades do dia a dia da profissão”, prosseguiu.

Para o lançamento da plataforma, foi realizado um painel sobre os desafios da capacitação técnica de profissionais para o setor ferramental. Participaram a gestora de programas da Fundep, Ana Eliza Braga, a gerente de apoio aos negócios do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Ana Paola Villalva Braga (coordenadora técnica da Linha IV do Rota 2030), o representante do Senai, Edilson de Oliveira Caldas, o presidente da Abinfer, Christian Dihlmann, e o professor do Senai, Roberto Monteiro Spada.

Trabalhadores e empresas que quiserem acessar o programa para consultar as opções de cursos e realizar inscrições devem acessar o site aqui!