Metalúrgicos do ABC participam de reunião no Ministério do Trabalho sobre tarifaço e setor de cobre

Durante o diálogo também foi discutida a situação do setor de cobre, especialmente da empresa Termomecânica

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal, Aroaldo Oliveira da Silva, e o coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, participaram, no dia 13 deste mês, em Brasília, de reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para debater os impactos do tarifaço e a situação do setor de cobre, especialmente da empresa Termomecânica, da base dos Metalúrgicos do ABC. Também participaram do diálogo representantes do Sindicato dos Químicos do ABC.

Jonas ressaltou o papel do Sindicato na articulação da reunião. “Intermediamos o contato entre a Termomecânica, o Consórcio e o Ministério para garantir que o governo federal tenha um olhar atento ao setor, que gera muitos empregos e riqueza para o país. O encontro foi produtivo, foram apresentados projetos e sugestões, e o Sindicato cumpriu seu papel de defender o emprego, a renda e a saúde das empresas, para que continuem gerando trabalho digno e de qualidade”.

Aroaldo destacou a importância do diálogo. “Levamos demandas e medidas para enfrentar os impactos no setor de cobre. O ministro, profundo conhecedor da indústria da região, se mostrou atento às alternativas e à busca por novos mercados. O cobre tem grande valor estratégico, e é fundamental olhar com cuidado para toda a cadeia produtiva, agregando valor e mantendo essa riqueza no Brasil. Foi uma agenda importantíssima”.

Aroaldo também lembrou o histórico de Marinho com a indústria de defesa, ao criar o APL (Arranjo Produtivo Local) de Defesa na época em que foi prefeito de São Bernardo.