Metalúrgicos do ABC realizam campanha do Outubro Rosa
(Foto: Adonis Guerra)
Para ampliar a conscientização da campanha Outubro Rosa, o Sindicato realiza na próxima segunda-feira, dia 24, às 14h, na Sede, o debate sobre Prevenção ao Câncer de Mama.
“É muito importante alertar toda a categoria sobre a detecção precoce do câncer de mama para ampliar as chances de cura da doença”, explicou a coordenadora da Comissão das Metalúrgicas do ABC, Maria do Amparo Ramos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, a estimativa para 2016 é de 57.960 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 56,2 casos por 100 mil mulheres. É o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele.
(Foto: Adonis Guerra)
“A prevenção, principalmente o autoexame, é a melhor maneira de combater o câncer de mama e a solidariedade é essencial para ampliar a divulgação das informações entre familiares e amigos”, destacou. “Esse conhecimento pode salvar vidas. A prevenção não é só em outubro, tem que ser feita o ano inteiro”, prosseguiu.
O debate contará com a palestra do médico mastologista Luiz Carlos João sobre medidas de prevenção ao câncer de mama.
A Comissão também distribuiu laços de cor rosa que simbolizam a ação mundialmente. O prédio do Sindicato recebeu iluminação noturna na cor da campanha.
“É a atuação do Sindicato Cidadão, que pensa no trabalhador além da fábrica e se preocupa com a saúde dos companheiros e das companheiras”, destacou a dirigente.
De acordo com estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, a reconstrução imediata da mama reduz o trauma da cirurgia. “Outra questão é desmistificar o tratamento e pensar na pessoa como um todo, não apenas na doença. O Sistema Único de Saúde, o SUS, arca com os custos do tratamento”, disse.
O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença e contribuir para redução da mortalidade.