Metalúrgicos do ABC reforçam luta por isonomia e valorização do trabalho em visita à Stellantis em Pernambuco
Agenda incluiu também posse da nova diretoria do Sindmetal-PE, em Recife, com forte presença de lideranças sindicais de todo o país

Uma delegação dos Metalúrgicos do ABC visitou o polo automotivo da Stellantis, em Goiana (PE), no último dia 12, para conhecer os processos produtivos e dialogar sobre os desafios do setor. A Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, está instalada há dez anos e emprega 14.700 trabalhadores diretos e indiretos.
Participaram da visita o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, e o diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, que se reuniram com a direção da empresa, dirigentes do Sindmetal-PE e representantes da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos).
Durante o encontro, Moisés destacou a importância de atrair novos investimentos, inclusive chineses, mas ressaltou que o desenvolvimento precisa estar atrelado à criação de empregos de qualidade, dentro da legislação trabalhista.
“Queremos que as empresas construam aqui sua cadeia de fornecimento, gerando trabalho e fortalecendo a indústria nacional. Mas defendemos que esses empregos sejam de qualidade, com respeito aos direitos, valorização salarial e condições dignas”, afirmou.
Isonomia além da concorrência

O dirigente lembrou que a luta por isonomia não pode se restringir à concorrência entre montadoras, mas deve significar condições igualitárias para os trabalhadores. “Estamos dialogando com a Anfavea [Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores] sobre a redução da jornada para 40 horas, planos de cargos e salários, melhores condições em todas as fábricas e o fortalecimento da negociação coletiva. Isonomia significa respeito aos direitos e valorização de quem produz”, destacou.
Em julho, a Anfavea anunciou aumento de 8% na produção de automóveis no primeiro semestre de 2025 em relação a 2024 — 1.145.000 unidades contra 1.059.000. Os emplacamentos também subiram 5%, com 1.132.700 veículos vendidos contra 1.078.300 no mesmo período.
Política industrial
Outro tema central foi a defesa de políticas industriais que estimulem inovação, produção e empregos, além da ampliação das compras de fornecedores nacionais, o chamado conteúdo local. “A conversa com a Stellantis vai nesse sentido, de fortalecer uma pauta que já temos levado a outras montadoras. É fundamental envolver tanto as empresas já atuantes quanto as que pretendem se instalar aqui”, disse.
O dirigente ressaltou ainda que a qualificação profissional e a transição energética justa precisam estar no centro dessa agenda, já que o setor automotivo vive profundas transformações.
Sindicato irmão

No dia 11, véspera da visita, Moisés e Wellington participaram da posse da nova diretoria do Sindmetal-PE, em Recife, com forte presença de lideranças sindicais de todo o país. A chapa eleita com 97,7% dos votos válidos, sob a liderança do companheiro Abinadabe Santos, assume o desafio de intensificar a defesa da categoria em cenário de riscos de precarização e mudanças aceleradas.