Metalúrgicos e Sinfavea continuam negociações na quarta-feira

A pauta de reivindicações da FEM entregue ao Sinfavea tem 102 cláusulas, sendo que 53 são pré-existentes, ou seja, em vigor e sem alterações; 19 com alterações e 30 novos direitos

Os metalúrgicos de todo o Estado de São Paulo filiados a CUT e o Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea) realizaram na segunda-feira (17), a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial do ramo metalúrgico. Na ocasião, as bancadas dos trabalhadores e dos patrões definiram os critérios das próximas rodadas.

Na quarta-feira (19), as entidades iniciarão a discussão sobre as cláusulas pré-existentes (em vigor na Convenção Coletiva de Trabalho até o dia 31 de agosto) com alterações propostas pela Federação. (foto: rodada de negociação – 17 de negociação – crédito MC)

A pauta de reivindicações da FEM entregue ao Sinfavea tem 102 cláusulas, sendo que 53 são pré-existentes (em vigor) sem alterações; 19 com alterações e 30 novos direitos. A rodada de negociação foi coordenada pelo presidente da Federação, Valmir Marques, o Biro Biro, e a bancada patronal foi coordenada por Nilton Junior, da Volkswagen.

Jovens e Mulheres
No rol das cláusulas com alterações, a Federação reivindicará às Montadoras, por exemplo, o pagamento do piso da categoria para os jovens aprendizes e aumento do percentual e da concessão do auxílio creche para as trabalhadoras metalúrgicas (hoje o período de concessão é de 24 meses). Ao todo, a FEM representa cerca de 45 mil trabalhadores no setor de montadoras localizados nas regiões do ABC paulista (Mercedes Benz, Ford, Volks e Scania) e Taubaté (Volks e Ford). Nesta Campanha Salarial, como nos anos anteriores, também participarão da negociação junto com a Federação os sindicatos metalúrgicos de São Carlos (CGTB-Volks) e Tatuí (Ford) e São Caetano do Sul (Força Sindical – GM), que representam cerca de 13 mil metalúrgicos. A data-base da categoria é 1º de setembro.

Fundição define calendário
Também na segunda-feira, dia 17, dirigentes da Federação se reuniram com a bancada patronal da Fundição e acertaram o calendário das próximas rodadas de negociação. A FEM representa cerca de 15 mil trabalhadores neste setor e a data-base é 1º de setembro. Confira abaixo o calendário das datas.

Da FEM CUT