Metalúrgicos fazem panfletagem contra aumento dos parlamentares

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vai promover duas panfletagens em protesto ao aumento de deputados e senadores

O primeiro ato será realizado, amanhã, terça-feira (19 de dezembro), no interior das empresas. Os diretores do Sindicato vão pedir para que os trabalhadores também se manifestem contra o reajuste. Também podem ser realizados protestos nas fábricas.

A segunda panfletagem vai ocorrer na quarta-feira, 20 de dezembro, às 9 horas,  nos principais pontos de movimento de São Bernardo, São Caetano, Santo André, Diadema e Mauá.

“Este aumento indecente é incompatível com a realidade do país e dos trabalhadores e é um desrespeito a todos nós”, protesta o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo. “Nós, que diariamente lutamos por melhores salários, sabemos como é difícil conquistar um reajuste salarial superior à inflação”, reflete o dirigente. Feijóo lembra ainda das atuais dificuldades na negociação sobre o  reajuste do salário mínimo entre congresso, governo e centrais sindicais.

Segundo ele, os trabalhadores também ficam revoltados com o fato do aumento ser concedido pela cúpula, ao invés de ser debatido em plenário. “Os parlamentares devem dar transparência a seus atos e prestar conta aos eleitores. Eles têm que se responsabilizar pelo que fazem”, defende Feijóo.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, os deputados imaginaram que poderiam pegar o povo distraído por causa do final de ano e se deram mal. “A reação social é intensa. Acredito que se houver uma manifestação em massa poderemos reverter a decisão.”