Metalúrgicos levam pauta hoje

Aumento real - Reposição das perdas - Piso único - Unificação da data base - PLR
Reivindicações da campanha salarial serão entregues aos Grupos 9 e 10 hoje à tarde na Fiesp.

Dirigentes dos sindicatos que compõem a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) entregam hoje à tarde na Fiesp as pautas de reivindicações da campanha salarial aos grupos 9 e 10.

As duas têm em comum aumento real, reposição das perdas, pisos únicos,  mudança da data-base para setembro e negociação de PLR.

Cada grupo tem também reivindicações distintas. No Grupo 9, a categoria exigirá aumento do adicional noturno para 50%; enquanto no Grupo 10 o pedido é para a volta ao acordo da cláusula de garantia de emprego ao metalúrgico portador de sequela por acidente ou doença profissional.

Atualmente essa cláusula se encontra em julgamento na Justiça do Trabalho.

Orientação – “A luta é para igualar os acordos para toda a categoria, já que no ano passado os dois grupos fecharam apenas as cláusulas sociais por dois anos deixando as econômicas em aberto”, disse José Paulo Nogueira, diretor do Sindicato, na plenária do último sábado na Sede do Sindicato.

Segundo ele, o cenário econômico no qual a campanha vai acontecer é de continuidade de crescimento. “Os patrões não têm motivo para reclamar”, afirmou.

Nos demais setores – Montadoras, Autopeças (Grupo 5) e Fundição – reajuste, aumento real e as cláusulas sociais já  estão garantidos até a data-base do ano que vem.