Metalúrgicos na SMS e Kenpack abrem campanha salarial

Assembléia reuniu os trabalhadores nas duas fábricas e deu o pontapé inicial da campanha salarial deste ano, que será concentrada nos grupos 9, 10 e Fundição.

Com uma assembléia conjunta na última quinta-feira com os companheiros e companheiras na SMS e Kenpac, de Diadema, os metalúrgicos do ABC abriram a campanha salarial no setor de Fundição e nos grupos 9 e 10.

“A mobilização começou cedo porque os metalúrgicos nesses três setores não abrem mão de um reajuste decente, que traga um bom aumento real e a reposição das perdas”, destacou durante a assembléia José Mourão, diretor do Sindicato.

Plenária – A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) faz plenária neste sábado no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba para fechar as pautas. Os pedidos de abertura de negociações já foram entregues aos grupos.

O que será negociado com os patrões

Com os grupos 9 e 10 serão negociados índices econômicos; já com Fundição a negociação é sobre as cláusulas sociais.

Na campanha do ano passado, os grupos 9 e 10 não negociaram acordo coletivo com validade por dois anos, como foi feito com Montadoras e Autopeças.

A luta é também para que o grupo 9 mude a data base de agosto para setembro e que o 10 mude de novembro para setembro.

O grupo 9 reúne as fábricas de trefilação, laminação, metais ferrosos, máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e similares e refrigeração.

O grupo 10 representa as indústrias de estamparia, lâmpadas, material hospitalar e estamparia entre outros setores.