Metalúrgicos na Volks fazem reivindicações no encontro do Comitê Mundial
Gilson, Chalita, Bigodinho, Piu-Piu e Rogerinho representaram os brasileiros na Alemanha. Foto: Divulgação
Durante o encontro do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks, realizado entre os dias 21 e 24 de novembro em Stuttgart, na Alemanha, os representantes brasileiros encaminharam várias reivindicações, com destaque para novos produtos e investimentos nas fábricas Anchieta, Taubaté, Curitiba e São Carlos.
“Todas elas têm condições de ampliar a capacidade de produção”, comentou José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, coordenador do CSE/CF na fábrica Anchieta.
Os representantes brasileiros também pediram melhorias no plano médico, plano de carreira para o pessoal administrativo, tabela salarial, investimentos nas áreas tecnológicas (principalmente nas áreas de ferramentaria) e cumprimento da Carta Social para os trabalhadores nas terceiras.
“Vimos uma diferença enorme de salário, benefícios e direitos nas diferentes fábricas do grupo. Essa situação é mais precária na Índia, pois somente agora o trabalhadores se organizaram por lá”, comentou.
O vice presidente do Comitê Mundial, Valdir Freire Dias, o Chalita, destacou a importância do projeto social A Chance to Play (O Direito de Brincar), realizado com sucesso junto às crianças carentes durante a Copa do Mundo na África do Sul.
“Na Copa de 2014 será a nossa vez, quando teremos oportunidade de mostrar nossa solidariedade às nossas crianças”, disse.
Também fizeram parte da delegação brasileira os companheiros Rogério Pereira, coordenador da CF de São Carlos, Gilson Batista, coordenador da CF de Curitiba, e Alldrey Cândido, o Piu-Piu, coordenador da CF de Taubaté.
Da Redação