Metalúrgicos, químicos e têxteis juntos em uma nova federação sindical internacional
Na Indonésia, o Comitê Central da FITIM aprova a criação de uma nova federação sindical internacional com a unificação dos ramos metalúrgico, químico e têxtil
A delegação da CNM/CUT esteve presente nas reuniões do Comitê Central. Fotos: Cherisse Fredricks / FITIM
Em votação unânime, a Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (FITIM) decidiu convocar um congresso extraordinário para 2012 com objetivo de criar uma nova união mundial para os trabalhadores desses ramos.
Em Jacarta, Indonésia, no segundo dia da reunião do Comitê Central, dia 08, os 300 delegados votaram a convocação de um congresso extraordinário para dissolver a FITIM e fundar uma nova organização mundial, que irá unir os trabalhadores do setor metalúrgico, da mineração, dos químicos, energia e indústrias têxteis.
Os dirigentes João Cayres, Ana Nice e Marli Melo participam do evento
A nova federação sindical internacional que irá representar 50 milhões de trabalhadores em 140 países, já tem data marcada para sua criação: será nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2012, em Copenhague – Dinamarca.
Na opinião do presidente da FITIM, Berthold Huber, “muitos de nossos membros trabalham em empresas de diferentes setores industriais. Precisamos juntar nossas forças para falar uma só voz, que é a dos trabalhadores nas indústrias de transformação”, disse.
Marli Melo e Paulo Cayres participam do evento
No encerramento do encontro, os delegados demonstraram esperança na criação de um sindicato mais forte para enfrentar as corporações internacionais, para lutar contra o trabalho precário, e na defesa dos direitos dos trabalhadores. Os representantes dos trabalhadores ressaltaram também a necessidade de incluir a porcentagem mínima de 30% para a cota de gênero para as mulheres.
Valter Sanches apresenta o trabalho de redes nas plantas no Brasil
A delegação da CNM/CUT esteve presente em todas as reuniões do Comitê Central, de 05 a 08, com o presidente Paulo Cayres, o secretário-geral João Cayres, o secretário de relações internacionais e diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Valter Sanches, a secretária da mulher, Marli Melo do Nascimento e a diretora executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Ana Nice Martins.
CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO ENCONTRO NO FLICKR DA FITIM
Da CNM/CUT, com informações da FITIM