México: GM vai exportar elétricos para 45 países
A planta da GM em Ramos Arizpe, no México, já está pronta para atender a produção de carros elétricos com tecnologia Ultium para o mercado americano, porém, a unidade latina também será grande exportadora. Através das redes sociais, a GM México enalteceu a importância de Ramos Arizpe para a condução elétrica da montadora nos próximos anos e isso inclui 45 destinos, inclusive o Brasil.
Oficialmente, a GM confirmou a produção localizada dos modelos Chevrolet Equinox EV e Blazer EV, contudo, existe uma possibilidade grande de que o Honda Prologue seja feito lá também. Existe a chance ainda da GM aumentar o número de modelos feitos lá, visto que a nova lei federal americana, inclui os carros feitos no Canadá e México, como construídos na América do Norte e beneficiados com os incentivos fiscais extras.
Sem isso, GM e Ford teriam problemas com parte de sua gama de carros elétricos no mercado americano, sendo o mesmo com a Stellantis e suas operações com elétricos no Canadá. No caso da GM, o México deve ganhar uma boa moeda de troca, uma vez que certamente essa dupla alcançará alguns mercados de Ásia Central e Oriente Médio, assim como a África. Já na América Latina, todos os principais mercados, incluindo o Caribe, deverão receber Equinox e Blazer das novas gerações.
Atualmente, Ramos Arizpe tem 5.600 empregados atuando nas linhas dos atuais modelos Equinox e Blazer, devidamente equipados com motores a combustão, mas a partir de 2023, começa a produção dos elétricos. A unidade também faz motores e transmissão da GM, mas a inserção de duas novas gerações elétricas dos carros atuais parece uma mensagem muito clara do que virá.
Do Notícias Automotivas