MHEV: sigla do híbrido flex é a bola da vez no Brasil

Muito se fala em híbrido flex no Brasil e boa parte das pessoas devem estar imaginando algo semelhante aos Toyota Corolla e Corolla Cross, com todo o aparato de modo elétrico duplo (MG1 e MG2) e uma enorme bateria a bordo. Mas, não será assim para maioria dos carros estão sendo atribuído o termo “híbrido flex”. Ainda que o híbrido como dos japoneses citados (HEV) e dos chineses como o BYD King (PHEV), o domínio das vendas deve ficar com o MHEV.

O Mild Hybrid Electric Vehicle, conhecido popularmente como híbrido leve ou micro híbrido, será a bola da vez no mercado brasileiro por vários motivos e um deles é o custo, muito menor que aquele que a Toyota tem com sua dupla de médios feitos no interior de São Paulo. Já encontrado nos nacionais Caoa Chery Tiggo 5x e Tiggo 7 feitos em Anápolis, o MHEV é a forma mais simples e barata de eletrificação, ainda que não traga a mesma eficiência energética que os outros dois citados.

Todavia, para cumprir regras do programa Mover, está dentro do que os fabricantes podem pagar e ainda assim manter seus carros em dia com os preços. Com o Proconve L8 longe de empurrar as montadoras nessa direção, o Mobilidade Verde busca algo melhor que ajustes nos motores atuais, como a GM fará em seus CCS Prime, por exemplo. Conceitualmente, o MHEV consiste em um motor elétrico que também é gerador, que ocupa o lugar hoje do alternador e como tal, é ligado ao motor a combustão por meio de correia.

Trabalhando com um conversor AC/DC e uma bateria de lítio pequena de 12 ou 48 volts, normalmente de menos de 1 kWh, o MHEV permite adicionar alguns cavalos e torque nas acelerações. A vantagem do MHEV sobre os HEV e PHEV (que tem recarga externa da bateria) é o custo, já que estes itens podem mais rapidamente serem calibrados ao motor atual, que já é flex. Tecnicamente, qualquer carro nacional hoje pode ser “híbrido flex” nestes termos. Mesmo assim, cada dólar para uma montadora num país onde os custos de produção são altos e a cadeia de suprimentos está aquém do desejado, conta muito.

Do Notícias Automotivas