Micro e pequenos empresários de SP prevêem faturar mais em 2010
Mais de 70% crêem em receita maior no ano que vem, diz pesquisa. Donos de empresas acreditam em cenário econômico mais favorável
A maioria dos micro e pequenos empresários de São Paulo está otimista com as perspectivas para 2010, apesar de o Sebrae-SP prever que o faturamento desse tipo de empresa deve cair 4,5% em 2009 na comparação com o ano passado.
De acordo com pesquisa do Sebrae-SP, 72% dos empresários esperam que o faturamento de sua empresa aumente no ano que vem. Quase a mesma proporção, 71%, planejam fazer investimentos em 2010.
A grande maioria dos empresários também espera aumentar (51%) ou manter (44%) o número de funcionários no ano que vem. As principais estratégias que os empresários vão empregar em 2010 são aperfeiçoamento de produtos (citado por 88% deles) e lançamento de novos produtos (80%).
Momento melhor
Parcelas significativas dos empresários acreditam na melhora da situação econômica do país em 2010. Para 62%, haverá aumento da produção, enquanto 61% prevêem redução do desemprego.
“As estratégias das micro e pequenas empresas para 2010 indicam que elas pretendem aproveitar a retomada da economia para alavancar seus negócios. Após passarem por um ano difícil, em 2009, os empreendedores têm perspectivas relativamente favoráveis”, disse Ricardo Tortorella, diretor-superintendente do Sebrae-SP, em comunicado.
Do G1