Militante do sindicato e CUT é eleito presidente do conselho da pessoa com deficiência
O representante da CUT e dos Metalúrgicos do ABC, Flávio Henrique (foto), foi eleito em março para presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conade. O dirigente propôs união e diálogo como formas fundamentais de avanço nas discussões de políticas públicas para o seguimento. O mandato vai até 2017.
“A política pública só é possível acontecer com a participação do governo, movimento sindical, conselhos e, principalmente, a sociedade”, afirmou Flávio. Ele destacou que o planejamento de ações da próxima gestão acontecerá de 22 a 24 de abril.
Para Flávio, uma importante medida é trabalhar uma agenda positiva no fortalecimento e na autonomia do Conselho, além de fazer com que ele tenha mais visibilidade e consiga organizar os estados e os municípios, ramificando os debates na sociedade.
O Conade é um colegiado deliberativo paritário com 76 membros – sendo metade representante do governo e a outra metade da sociedade civil –, onde se discute, acompanha e propõe políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.
“A importância da CUT estar lá é fundamental. As mudanças [na sociedade] se dão muito em função da classe trabalhadora”, concluiu.
Da Redação