“Militantes Fortes” na Volks concluem curso de formação em Cajamar

Os trabalhadores na Volks que iniciaram as turmas “Militantes Fortes” em maio deste ano concluíram o curso na semana passada.

Foto: Divulgação

A confraternização e entrega das certificações do curso de formação de militantes ocorreu no último sábado, 11, no Instituto Cajamar.

Esse foi o primeiro encontro presencial das turmas que realizaram as aulas online. Ao todo foram 12 encontros virtuais, totalizando 24 horas de formação com trabalhadores diretos e terceirizados na montadora. Também participaram do evento alunos da turma de 2020 que não tinham se reunido presencialmente por conta da pandemia.

A diretora executiva do Sindicato, responsável pelo departamento de Formação e CSE na Volks, Michelle Marques, destacou que o curso ajuda no suporte para a representação no chão de fábrica.

“O Sindicato promove esse curso porque a militância é quem respalda a representação dentro da fábrica. Nos tornamos fortes quando o trabalhador entende a importância de participar da vida do Sindicato. É uma maneira de trazer os trabalhadores para a realidade e também contextualizar como os Metalúrgicos do ABC chegaram até aqui”.

Foto: Divulgação

Bem avaliado

O integrante da Comissão de Fábrica, Luciano Amigo Tavares, afirmou que o curso fortalece o Sindicato e a militância. “Como foi nosso primeiro encontro presencial, estávamos todos ansiosos. Dividimos experiências e histórias. Conhecemos a importância de estar no Instituto Cajamar de onde já saíram importantes lideranças políticas. Para termos um Sindicato forte, precisamos de uma militância forte, pois a militância é a voz do trabalhador”. 

Militantes Fortes

O curso ganhou esse nome em homenagem ao trabalhador Josafar Fernandes da Silva, companheiro de turma de 34 anos que faleceu vítima da Covid-19. Ele entrava na sala da Comissão e anunciava sorrindo: “Chegou o militante forte”.