Miltância garante avanço nas lutas

A militância sindical e política em três épocas diferentes é o tema do debate de amanhã dentro das comemorações do 1º de Maio. O encontro reunirá o ex-sindicalista Raphael Martinelli, o deputado federal José Genoíno e o presidente da Contag Manoel dos Santos. Eles falam sobre o papel do militante nas lutas pela transformação social.

Dentro da série de atividades que os sindicatos da CUT-ABC promovem na região para comemorar o 1º de Maio – Dia do Trabalhador como dia de luta, será realizado debate amanhã sobre A Militância Ontem e Hoje, a partir das 18h, na Sede do nosso Sindicato, com a participação de três nomes de ponta nas lutas dos trabalhadores.

Um dos mais importantes líderes sindicais brasileiros da década de 1960, Raphael Martinelli, vai falar sobre a participação dos trabalhadores e do movimento sindical no contexto de radicalização das lutas políticas no governo João Goulart (1961 a 1964), a reação dos trabalhadores ao golpe de 64 e as lutas de resistência à ditadura até o final da década.

Outro debatedor será José Genoíno, deputado federal pelo PT, ex-presidente do partido e integrante da chamada Guerrilha do Araguaia, movimento armado que enfrentou a ditadura militar entre 1972 e 1974. Ele contará como o regime ficou ainda mais autoritário a partir do final dos anos 60, porque setores de esquerda optaram pela luta armada, as condições enfrentadas pela guerrilha para desenvolver a luta política, a repressão e a tortura e os horizontes abertos com a anistia e a abertura política nos anos 90.

Finalmente, Manoel dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que representa 25 milhões de trabalhadores rurais, vai falar sobre os principais movimentos e reivindicações dos trabalhadores rurais nos dias de hoje, como reforma agrária; as políticas do governo Lula para pequenos produtores (agricultura familiar); e a possibilidade que as políticas de inclusão social têm de acabar com as formas tradicionais de dominação política existentes no meio rural.

No encerramento do evento será prestada uma homenagem a Ernesto Che Guevara.