Mínimo: Começa o debate da política permanente

A primeira reunião da comissão mista do salário mínimo aconteceu ontem para ouvir as sugestões das centrais sindicais e confederações de trabalhadores para a criação de uma política permanente para o reajuste do salário mínimo.

Audiências semelhantes serão realizadas ainda no primeiro semestre com empresários, aposentados, órgãos do poder público e organismos internacionais.

O presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, considera todo o debate acerca do mínimo e o último reajuste como uma vitória da democracia.  “O governo Lula reconheceu – como nenhum outro fez até agora – a importância dos movimentos sociais e das organizações sindicais”, frisou.

Ele lembra que os números não foram jogados na mesa nem conhecidos somente através da mídia. “Eles foram negociados a cada passo entre vários membros do governo, como o Ministério do Trabalho e os principais representantes dos trabalhadores”, afirmou Feijóo em artigo publicado no jornal Diário de São Paulo.

Feijóo considera a política permanente um marco histórico no mundo do trabalho porque o trabalhador estará muito mais protegido do humor de quem eventualmente estiver no poder. Leia a íntegra do artigo de Feijóo no portal da revista www.cartamaior.com.br