Ministério da Educação divulga o gabarito oficial do Enem

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quarta-feira (12) o gabarito oficial das provas do Enem 2014, realizado no último fim de semana. De acordo com o MEC, as notas devem ser divulgadas em janeiro de 2015.

As respostas podem ser conferidas no site específico do Inep, órgão do MEC responsável pelo exame, ou abaixo.

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

A edição deste ano teve 8,7 milhões de inscritos, mas segundo dados preliminares, a taxa de abstenção foi de 28,64% (o que corresponde a 2,49 milhões de pessoas).

Dados preliminares do MEC indicam que 1.519 pessoas foram eliminadas do exame deste ano. Entre elas, estão 236 casos por uso indevido de celular, número cinco vezes maior do que o constatado na edição anterior

Provas

Durante dois dias, os candidatos responderam 180 questões objetivas de ciências humanas e da natureza, matemática e linguagem. Também foi exigida uma redação sobre o tema “publicidade infantil em questão no Brasil”.

O Enem se consolidou como principal porta de acesso às universidades federais do país. A prova também pode ser utilizada para certificação de conclusão do ensino médio e é pré-requisito para programas como Ciência sem Fronteiras (bolsa para estudos no exterior), ProUni (bolsa federal para cursar escola privada) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Da Folha de S.Paulo