Ministério da Saúde entra na busca de soluções para o Nardini
Levantamento será discutido entre Consórcio, Estado e União; agenda em Brasília aborda VLT e PEC-12
O Ministério da Saúde irá contribuir para uma solução conjunta com a Prefeitura de Mauá e o governo do Estado para o Hospital Nardini. O encaminhamento foi dado ao término do encontro do titular da pasta, José Gomes Temporão, com o prefeito Oswaldo Dias na tarde de terça-feira (17) em Brasília.
O Ministério e a Prefeitura desenharão uma proposta que, segundo Temporão, será discutida com o Governo do Estado de São Paulo. Durante o encontro, o ministro tomou conhecimento detalhado da história e da atual situação do hospital. “Essa unidade de saúde tem uma característica mais ampla do que Mauá. Ela atende inclusive pacientes das cidades próximas”, disse o prefeito Oswaldo Dias.
O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., acrescentou que o Nardini tem a responsabilidade pelo atendimento para uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas, incluindo a região e até o extremo leste da Capital.
A Prefeitura está elaborando um estudo detalhado das condições do hospital, que fará parte da proposta conjunta a ser elaborada para a resolução do problema. Participaram também do encontro os prefeitos Adler Kiko Teixeira, de Rio Grande da Serra; Clóvis Volpi, de Ribeirão Pires; Luiz Marinho, de São Bernardo; e Mario Reali, de Diadema.
Cidades – O prefeito Oswaldo Dias, com o grupo do Consórcio e o prefeito paulistano Gilberto Kassab, teve um encontro com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, para discutir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a região. A demanda do Consórcio e da Prefeitura paulistana é para que o VLT atenda ou faça a integração dos municípios de São Bernardo e Diadema com o metrô. Com relação especificamente a São Bernardo, foi solicitado ao ministro que contribua com a elaboração do projeto básico da integração. Também foi tratada com o ministro a questão da implementação de uma área de preservação ambiental ao longo do trecho sul do Rodoanel.
Pela manhã, uma comitiva do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e entidades representativas de prefeitos reuniu-se com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), e com a senadora Katia Abreu (DEM-TO), que é membro da CCJ, para discutir o trâmite da proposta de emenda constitucional (PEC12), que trata dos precatórios. No encontro o presidente da frente nacional de prefeitos, João Paulo (PT-PE), ponderou aos senadores a necessidade de uma nova ordenação para o pagamento dos precatórios, seja pelas prefeituras ou pelo estado. “Estamos pedindo agilidade na apreciação da matéria. Não podemos deixar as cidades ingovernáveis”, disse João Paulo. Esta abordagem também foi defendida pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab.
Da Assessoria de imprensa da Prefeitura de Mauá