Ministério do Turismo e Caixa lançam crediário fácil para pacotes turísticos
O crédito será concedido diretamente ao turista no ato da compra e a operação realizada pelo agente ou operadora de turismo por meio de um sistema conectado a Caixa via internet
O Ministério do Turismo e a Caixa Econômica Federal lançaram na segunda-feira (27) o Crediário Caixa Fácil para o turismo, uma linha de financiamento para pacotes de viagens de até R$ 10 mil, que poderá ser pago via boleto bancário ou débito em conta corrente em até 24 vezes.
O crédito será concedido diretamente ao turista no ato da compra e a operação realizada pelo agente ou operadora de turismo por meio de um sistema conectado a Caixa via internet. “Trata-se de um mecanismo desburocratizado, rápido, que irá certamente incrementar a venda de pacotes no mercado interno, porque supera os entraves dos crediários tradicionais, uma opção de compra que faz parte da cultura dos brasileiros”, afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Para o ministro, a iniciativa reforça as ações do ministério e do mercado para manter os bons resultados do setor do turismo, que no último verão cresceu cerca de quase 20% em relação à temporada passada. “Estamos fazendo todos os esforços para dar continuidade ao crescimento do turismo no país, principalmente no mercado doméstico. O Caixa Fácil é mais uma ferramenta para conseguirmos esse objetivo e, além disso, minimizarmos possíveis dificuldades que possamos vir a ter nesse momento de crise”, ressaltou Barretto.
O Ministério do Turismo aposta no crediário como apoio às campanhas publicitárias veiculadas antes dos feriados prolongados deste ano. Apenas neste primeiro semestre serão investidos R$ 12 milhões em publicidade. A iniciativa é uma extensão da campanha de incentivo ao turismo doméstico, lançada em novembro passado, “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil”.
Durante o lançamento, o ministro e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, assinaram um protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e as empresas CVC Turismo e TAM Viagens para iniciar a implementação do sistema online e treinamento de profissionais. A previsão é que benefício já esteja disponível aos turistas em semanas.
As taxas de juros serão definidas em conjunto, considerando os aspectos regionais, a política de cada rede conveniada, a movimentação no mercado e eventuais promoções. Os valores dos contratos firmados serão creditados na conta corrente da operadora ou agência de turismo.
Para a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, a atuação do banco no setor comprova o compromisso da instituição em oferecer crédito ao varejo com simplicidade e agilidade, além de observar as condições competitivas de cada região, especialmente destinado à ampliação de acesso ao turismo do público de menor renda. “A proposta consiste em ampliar a oferta de crédito reforçando nosso posicionamento como banco do turismo”, afirma.
Do Ministério do Turismo