Ministra Dilma confirma participação no seminário em São Bernardo que vai debater a crise

Além da chefe da Casa Civil, o secretário de Política Econômica do governo Federal virá ao evento que vai debater quatro temas centrais: Viabilizando o crédito para a Região; Acesso a mercados e potencialidades; Enfrentando o desemprego no ABC e Relações de trabalho e trabalho decente. Anfavea e o governador Serra estão entre os convidados da organização, formada por representantes dos trabalhadores, empresários e Poder Público

Divulgação

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmou  que participará do seminário “O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento”, que vai discutir propostas para enfrentar a crise econômica. O evento será realizado nos dias 11 (abertura com a ministra) e 12 de março, no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), em São Bernardo do Campo.

Além da ministra, também confirmou presença Nelson Henrique Barbosa Filho, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e o principal formulador de política econômica do ministro Guido Mantega.

A participação do primeiro escalão do governo federal no seminário confirma o compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro, durante reunião com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, no Palácio do Planalto.

Na ocasião, o dirigente sindical do ABC disse ao presidente Lula que apenas uma ação coordenada de todos os setores envolvidos e atingidos pela crise econômica mundial- trabalhadores, empresários e Poder Público – poderia produzir alternativas para enfrentar o problema e garantir a retomada do crescimento da Região (um dos principais pólos industriais do Brasil) e do País.

Surgiu assim a idéia do seminário, que obteve total apoio de Lula, e hoje é organizado de forma tripartite por representantes dos sindicatos dos trabalhadores da Região, instâncias representativas de empresários e governos municipais.

UFABC 

A Universidade Federal do ABC  também confirmou, nesta quarta-feira (25), que vai apoiar e participar do seminário. Como a UFABC, associações, centros comerciais e industriais da Região, Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, Associação das Empresas do Pólo Petroquímico participarão do evento e já contribuem na sua organização. Os organizadors do seminário costuram ainda as participações da Anfavea e Sindipeças, pelas empresas do setor automotivo.  Prefeitos e secretários dos municípios da Região também discutem apoio e participação no evento.

SOBRE DILMA ROUSSEFF

Dilma Vana Rousseff é economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Teoria Econômica pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutoranda em economia monetária e Financeira pela mesma Universidade.

Foi Ministra da pasta das Minas e Energia entre 2003 e junho de 2005; Secretária da Fazenda de Porto Alegre (1986-1988); Presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1993) ; e Secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações daquele Estado (1993-1994 e 1999-2002). Em 2002, coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição instituído pelo Presidente Lula.


SOBRE NELSON BARBOSA

Professor Adjunto, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde agosto de 2002 e Ph.D. pela faculdade americana New School for Social Research, Barbosa acompanha Mantega desde o início do governo.
Barbosa assessorou o ministro Guido Mantega no Planejamento, depois no BNDES e foi com o ministro para a Fazenda. No ano passado, recusou convite para voltar a lecionar na New School. Barbosa participou das principais decisões econômicas da Fazenda, desde que Mantega assumiu a pasta. Também já assessorou a presidência do BNDES (Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social).



ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO CONVIDA SERRA

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques,  e secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Adonis Bernardes, entregaram no dia 12 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes, convite formal para que o governador José Serra participe do seminário

 “São Paulo responde por 40% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Por isso, pode dar uma grande contribuição ao debate”, afirmou Rafael Marques no dia do convite oficial.

O subsecretário da Casa Civil do governo de São Paulo, Tonca Falcet, que recebeu os dirigentes sindicais, considerou importante essa articulação regional reunindo trabalhadores, empresários e poder público para agir na superação da crise. “Tenham certeza que o governo se interessará em participar”, disse Falcet.


 

Da Asessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC