Ministro apoia APL de Ferramentaria no ABC


Fernando Pimentel, ao centro, fala com Luiz Marinho e Jefferson Conceição, à esquerda. Foto: Ascom/MDIC

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, se mostrou disposto a auxiliar na implantação de uma linha de financiamento própria para o setor de ferramentaria na região.

Ele anunciou o apoio após reunião em Brasília com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e membros da coordenação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do ABC. O Sindicato é um dos organizadores do projeto.

No encontro, foi mostrado um diagnóstico da área de ferramentaria no País e sugestões para o crescimento do setor, que emprega diretamente cerca de 3 mil metalúrgicos na categoria e mais de 55 mil em todo o Brasil, segundo estimativas do APL.

“Essa área é importante para o desenvolvimento de novas tecnologias na região e para aumentar a qualidade e o nível de emprego”, afirmou Ana Nice Martins, diretora executiva do Sindicato.

“A área de ferramentas demanda um trabalhador mais criativo e com formação profissional mais qualificada, o que é uma das bandeiras dos Metalúrgicos do ABC”, completou a dirigente.

Propostas
Pimentel também recebeu um documento com as principais reivindicações e propostas que o APL discute desde novembro de 2011.

Na época, Sindicato, empresas e as prefeituras de São Bernardo e Diadema começaram a articular o arranjo produtivo, para buscar soluções às dificuldades enfrentadas pelo setor, principalmente pelo aumento na importação de ferramentas.

“Nos últimos cinco anos, o déficit na balança comercial brasileira foi de R$ 2,4 bilhões”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, de São Bernardo, Jefferson da Conceição.

“Com isso, grande parte das empresas do setor têm dificuldade em obter certidões negativas de débito para ter acesso aos financiamentos necessários para modernização, inovação e aumento de capacidade”, avalia. “Por isso se faz importante o APL”, finalizou.

Da Redação