Ministro da Educação recebe prêmio Educado do Ano 2009
Pemiação concedida a Fernando Haddad foi votada pelos 41 membros da Academia Brasileira de Educação
O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi agraciado nesta segunda-feira (25) com “Prêmio Fernando de Azevedo – Educador do Ano 2009”. Haddad recebeu a homenagem das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Lula, a premiação a Haddad é mais do justa, porque ele está fazendo uma gestão exemplar e ajudando a mudar o patamar da Educação no País. Haddad, afirmou Lula, “vem conseguindo dar um novo sentido à atuação do Estado no que se refere à Educação”:
“Ninguém melhor do que vocês, que formam esta Academia, sabem da centralidade que a educação deve ocupar no conjunto de políticas públicas de uma Nação que tem por objetivo reduzir suas desigualdades sociais e regionais e viver um longo período de desenvolvimento sustentado. E é exatamente por este motivo que me sinto honrado e orgulhoso de ver um Ministro de Estado do meu governo ser escolhido – por unanimidade – como o Educador do Ano. Esta homenagem reafirma a minha convicção de que tomei a decisão acertada quando convidei Fernando Haddad para assumir a condução do Ministério em agosto de 2005”, enfatizou o presidente durante a cerimônia.
O prêmio votado e concedido pelos 41 membros da Academia Brasileira de Educação. Ele tem por objtivo valorizar a atuação de educadores e profissionais da educação no Brasil.
O ministro está há sete anos à frente do Ministério da Educação (MEC) e durante esse período, que se estende pelos dois mandatos de Lula, ele defendeu mudanças e executou projetos para a educação nacional. Entre eles, estão a instituição do ensino fundamental de nove anos, o desenvolvimento de instrumentos de aferição, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e o estabelecimento de um piso nacional do magistério.
Também em 2009 o MEC implementou a primeira edição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantiu o fim da incidência da Desvinculação das Receitas da União (DRU) sobre a educação.
Doação ao Haiti
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou durante a solenidade a sua decisão de doar às vítimas do Haiti os R$ 4 mil que recebeu pelo Prêmio Fernando de Azevedo Educador 2009.
Haddad agradeceu as homenagens transmitidas num breve vídeo sobre sua vida e carreira e aos membros da academia que por unanimidade o elegeram.O ministro lembrou que o prêmio reflete não um esforço individual, mas de toda uma equipe e a mudança de mentalidade do país em relação à educação.
“A Constituição de 88 representou, sim, uma mudança de postura fundamental em relação à educação. O governo duplicou os investimentos na área, com uma visão verdadeiramente sistêmica da educação no país. Mas nossa dívida com o povo brasileiro é enorme. Desperdiçamos quase 100 anos da nossa história sem olhar para o desenvolvimento humano e a educação. É possível encontrar mesmo nos fins de semana pessoas trabalhando no Ministério da Educação, para atingirmos as metas que propomos e para que a excelência seja a marca do nosso sistema educacional.”
Das Agências